TRE E PREFEITURA ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA CADASTRAMENTO DE 150 MIL ELEITORES ITABUNENSES

O presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano e o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, assinaram ontem (3/8), no auditório da FTC, em Itabuna, dois acordos de cooperação técnica: o primeiro, para a aceleração do cadastramento biométrico dos quase 150 mil eleitores do município, que é o quarto colégio eleitoral do Estado e tem hoje apenas 10% do eleitorado cadastrado, e o segundo, para que as escolas da rede municipal de ensino sejam integradas ao Projeto Eleitor do Futuro, voltado para a valorização da cidadania e que está sendo interiorizado pela Escola Judiciária Eleitoral. 

A solenidade contou com a presença de outros dirigentes do TRE, representantes do judiciário e do Ministério Público, além de secretários municipais e alunos do Imean e das Escolas Flávio Simões, Amélia Amado e Betel. Lembrando que tem 78 anos, dos quais 68 dedicados ao trabalho, ele citou a sua trajetória política ao longo de mais de 40 anos, com oito mandatos, cinco para prefeito e três como deputado federal.  Fernando Gomes destacou que tudo isso é resultado de um trabalho sério e tendo como prioridades a educação, a saúde, segurança – que é uma tarefa do estado – e a geração de emprego e renda. Salientou ainda que o Sul da Bahia e Itabuna eram muito ricos no passado em função do cacau, chegando a gerar mais de 60% das riquezas do estado, mas empobreceu com a chegada da vassoura de bruxa, o que gerou uma crise social e mudou o perfil da economia local, daí a necessidade de atrair novos investimentos e empreendimentos nas diversas áreas.

O prefeito também falou das obras realizadas em suas gestões citando como exemplo o Hospital de Base, a maior unidade municipal entre as grandes cidades da Bahia, que não têm este tipo de equipamento e um trabalho elogiado recentemente pelo governador Rui Costa durante visita a Itabuna, atendendo a pacientes de 160 municípios. Citou ainda que construiu ao longo de seus mandatos 117 salas de aula contra 54 de todos os seus antecessores e, como educação é prioridade, citou a chegada de mais duas faculdades e o  projeto que tornou Itabuna Cidade Universitária, com a proposta de ser uma referência  para a Bahia.

Por fim, anunciou que tanto o trabalho de recadastramento eleitoral, com a adoção do sistema biométrico que vai impedir fraudes nas votações futuras, como o projeto educativo Eleitor do Futuro, terão integral apoio do  governo municipal que vai disponibilizar servidores e “o que precisar”. Com relação ao projeto educativo, ele destacou que além de valorizar a cidadania, o Eleitor do Futuro  pode ser um instrumento para que tenhamos um país melhor e sem as crises enfrentadas nos dias atuais.

TRE
O desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano falou da transferência temporária da sede do TRE para o Sul da Bahia e agradeceu ao prefeito Fernando Gomes por se integrar à parceria para o cadastramento biométrico dos quase 150 mil eleitores itabunenses,  o que mostra a sua preocupação com eleições limpas e transparentes. Ele lembrou ainda que o sistema eleitoral brasileiro é o mais seguro do mundo, e que amplia está margem segurança com a adoção do sistema da biometria.O presidente do TRE também elogiou o governo municipal por abraçar o projeto Eleitor de Futuro, que chega aos municípios do interior do estado. Ele também pediu o apoio dos prefeitos e da imprensa para que seja atingida até 31 de janeiro de 2018, a meta de três milhões de eleitores cadastrados na Bahia.

O juiz da 27ª zona eleitoral, Antônio Carlos Higino, destacou a importância dos convênios do TRE com o governo municipal, e destacou que o prefeito Fernando Gomes, pela sua trajetória política, é uma dos maiores lideranças políticas da região, salientando a sua capacidade de realização e também o seu empenho na retomada do desenvolvimento. O juíz também destacou que o futuro do país está na educação e pediu mais computadores para que o cartório possa agilizar o trabalho do cadastramento eleitoral.

Já o juiz Gláucio Rogério Lopes Klipel, da 28ª zona eleitoral,  agradeceu a visita do TRE ao Sul da Bahia e elogiou a proposta do projeto Eleitor do Futuro, que poderá ajudar a revelar novas lideranças para a cidade e para o país. Recomendou aos jovens estudantes que participaram do lançamento do projeto em Itabuna, para que tenham um foco para construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária. Ele também destacou a importância do processo biométrico que incorpora novas tecnologias.

Nenhum comentário: