PREFEITO FERNANDO GOMES RECEBE OBRAS DA UPA DO MONTE CRISTO CONCLUÍDAS

A população da zona norte de Itabuna vive a expectativa da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24 Horas) do Bairro Monte Cristo. Na manhã desta quinta-feira (06) mais um passo foi dado na direção desse acontecimento. Acompanhado de assessores o prefeito Fernando Gomes recebeu dos empresários responsáveis pela construção da UPA Day e Bruno a obra física concluída. A partir de agora, o município aguardará trâmites burocráticos que envolvem licitação de equipamentos e treinamento de pessoal para, assim, inaugurar esta Unidade de Saúde.Desde que iniciou sua gestão, o prefeito Fernando Gomes esteve verificando in loco o andamento da construção da UPA do Monte Cristo.  
Ele conta que, após análises do corpo técnico da prefeitura, foram identificadas diversas imperfeições, sendo necessário determinar que a empresa responsável pela obra intervisse de modo a melhorar a estrutura do local. Segundo Fernando, está unidade, que irá ser de grande auxílio nos atendimentos emergenciais de Itabuna, encontra-se pronta, faltando apenas questões burocráticas para ter seu pleno funcionamento.“Essa Unidade irá aliviar muito o hospital de base, pois atendimentos emergenciais e sem grande complexidade serão atendidos lá. Então, com esse desafogo ao Hospital de Base, quem precisa ser atendido lá, será futuramente melhor recebido já que terá menos pessoas precisando de atendimento. E na hora que inaugurarmos a UPA 2, no Fonseca, aí realmente desce 50 a 60% a agonia do Base”, comenta o prefeito.

Segundo a secretaria de Saúde, o maior entrave para a inauguração do UPA é aguardar a licitação de equipamentos, que está sendo realizada nesta quinta-feira (06), através de pregão eletrônico. A secretária informa que o prazo máximo para que a Unidade esteja funcionando é novembro próximo. A secretária de saúde esclarece que tal estimativa pode ser antecipada e que haverá ainda uma seleção pública, com treinamento da equipe que irá trabalhar na Unidade.

A UPA do Monte Cristo contará com dois médicos atuando 24h, compreendendo cerca de 10 mil atendimentos por mês. Este número pode ser até maior devido à demanda que a cidade possui. “A população de Itabuna é carente nesse sentido de assistência em emergência onde temos apenas o Hospital de Base e o São Lucas que dá suporte, então pra que também desafogue a porta de entrada do hospital de base, nós vamos trabalhar aqui atendendo como um mini hospital”, conclui a Secretária.

Nenhum comentário: