POLÍTICOS, EMPRESÁRIOS, LIDERANÇAS RELIGIOSAS E REPRESENTANTES DO JUDICIÁRIO HOMENAGEADOS COM A COMENDA FIRMINO ALVES

Ao anunciar que em breve Itabuna vai voltar a sorrir como fazia no passado graças a uma parceria com o governo do Estado, o prefeito Fernando Gomes fez a outorga das comendas Firmino Alves a dez personalidades que se destacaram no campo político, religioso, econômico e social, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e da região Sul da Bahia. A solenidade realizada na AABB, durante as comemorações do 28 de julho e do 107º ano de emancipação política e administrativa de Itabuna, foi um dos destaques da programação festiva da cidade, que incluiu a inauguração de obras além de eventos esportivos e culturais, inclusive shows, com a participação de diversas bandas.

Entre os homenageados estavam o governador Rui Costa, os deputados federais Paulo Magalhães e João Carlos Bacelar Filho, além do empresário Jaime Oliveira do Amor, do bispo emérito de Itabuna, D. Ceslau Stanula, e pastor Apolônio Pereira Brito. A relação incluiu ainda o desembargador Mário Alberto Simões Hirs e a procuradora geral adjunta do estado, Sara Mandra Rusciolelli.  O jornalista José Adervan e o frei Joaquim Canelli, foram homenageados postumamente com a comenda.

Em seu discurso o prefeito destacou a contribuição dos desbravadores sergipanos e libaneses na construção e no desenvolvimento de Itabuna, que construiu sua riqueza com a cacauicultura, lavoura que contribuiu no passado com 60% das receitas do estado e que foi castigada pela vassoura de bruxa, doença que dizimou as plantações e empobreceu o Sul da Bahia. O prefeito destacou que apesar das dificuldades, “vamos continuar e vencer as adversidades com trabalho e um esforço coletivo”.

Ele também destacou que sua vida está historicamente ligada a Itabuna nos últimos 40 anos, com cinco mandatos para a prefeitura e três para a Câmara Federal, além de quatro anos no comando da secretaria de administração, que abriu as portas para a sua carreira política. Disse ainda, que voltou ao governo para atender a um clamor da população e pelo amor que tem por Itabuna, que estava abandonada.

Fernando Gomes falou das ações e do seu programa de governo, que transformou Itabuna numa Cidade Universitária, por considerar que o caminho do desenvolvimento é a educação. Falou ainda da chegada de duas unidades de ensino superior, entre as quais as Faculdades Santo Agostinho, que chega trazendo um curso de medicina.  Salientou ainda a parceria com o governo do estado que está liberando R$ 24 milhões para a conclusão do teatro municipal e deve iniciar as obras de duplicação da rodovia Br 415, trecho Ilhéus-Itabuna, contribuindo para a contribuição de um sonho dos moradores das duas maiores cidades de região e abrindo caminho para a retomada do desenvolvimento. 

Nenhum comentário: