FACULDADE SANTO AGOSTINHO JÁ É UMA REALIDADE EM ITABUNA

Itabuna já tem uma nova faculdade de medicina: a Santo Agostinho (Fasa), inaugurada no dia 28 de julho, data em que o município completou 107 anos de emancipação política e administrativa. A solenidade que contou com a presença do governador Rui Costa, dos diretores do Conselho da Fasa, Mércio Coelho Antunes e Eunápio Augusto Almeida, do prefeito Fernando Gomes, além dos secretários municípios e convidados aconteceu na sede da instituição de ensino que fica às margens da BR 415, na zona oeste da cidade.

Na abertura da solenidade foi exibido um vídeo mostrando o histórico e o funcionamento da faculdade, que conta hoje com 15 mil alunos matriculados em diversos cursos, a exemplo de Direito e Medicina, Ciências Contábeis, Engenharia entre outros nos campi instalados em Montes Claros e Sete Lagoas, em Minas Gerais,  Vitória da Conquista e agora em Itabuna.

O prefeito Fernando Gomes iniciou seu pronunciamento também parabenizado os operários que contribuem para a construção da nova faculdade, os diretores e empresários e seu secretariado. Disse que antes teve dúvida quanto a vinda da faculdade, e por isso foi pessoalmente conhecer de perto qual o propósito. “Voltei tranquilo porque estava negociando com gente séria que se preocupa com a educação em nosso país”. 

O prefeito anunciou a doação de uma área, no próximo ano, para a construção do campus da faculdade em Itabuna. Destacou que não queria mais voltar a prefeitura, mas “quando vi Itabuna sofrendo em todos os setores, sem segurança, sem trabalho, sem educação e sem dignidade, decidi voltar por me chamaram e aqui estou por todo cidadão. Tenho uma missão a cumprir e a minha não terminou ainda”.  Disse que Deus lhe deu um saco de pedras para carregar, mas “também me deu a força suficiente, para carregar o peso. 
Estou trabalhando  porque amo Itabuna como amo minha família”. 

Fernando disse ainda que hoje não tem partido político. Mas sim está com quem também gosta de trabalhar. Lembrou o governador Rui Costa que tem ajudado Itabuna por meio de convênios que vão transformar Itabuna numa cidade pronta para o futuro.  “O governador tem trabalhado por Itabuna, pela região e pelo estado muito mais do que outros que passaram e não deixaram marcar ou investimentos como os que estão sendo feitos principalmente em Itabuna e Ilhéus”.

Opiniões
Um dos diretores, o professor Mércio Coelho Antunes, cumprimentou os convidados e destacou que o prefeito Fernando Gomes, com sua história de vida, suas obras, pensamentos e ideais refletem exatamente a pessoa que é, séria, dinâmica e objetiva, “que tanto precisamos na política, pelo seu empenho em trazer a Faculdade Santo Agostinho para o município”.

O diretor citou que “viver em Itabuna é uma experiência significativa”, que é um trecho do livro sobre a biografia do prefeito Fernando Gomes, destacando que o compromisso com a experiência e tolerância fazem parte da Fasa: “E construir escolas e faculdades, posto de saúde e hospitais  as vezes pode parecer fácil, o difícil mesmo é construir educação, saúde, cidadania e ética, o compromisso com Itabuna e com o cidadão, um trabalho que vem sendo feito com garra pelo prefeito Fernando Gomes e que também é o compromisso da Faculdade Santo Agostinho”.

O investidor e sócio da Fasa, Edmar Margoto, disse que Itabuna ao completar mais um ano de fundação, recebe uma pedra preciosa. Conheci o complexo das faculdades e o que queremos para Itabuna é uma empresa como esta, de grande porte para atender os alunos da região de outros estados que virão para o município, o que para ele, significa mais emprego e renda para o município. “Precisamos produzir emprego, pois não tem nada mais significativo do que o trabalhador levar para sua casa o salário como resultado de seu emprego”.

Margoto parabenizou o prefeito, ao chama-lo de “o fenômeno de Itabuna que voltou para trabalhar com a mesma garra de 10, 20 ou 30 anos. Com o mesmo vigor e a mesma garra. Ele se preocupa e trabalha para trazer água, obras importantes, saúde e mais educação para o desenvolvimento do município”. 

Nenhum comentário: