EMTRAN CUMPRE OBRIGATORIEDADE DO USO DO VIDEOMONITORAMENTO EM AULAS DE DIREÇÃO

Técnicos da “Criar”, de Ribeirão Preto – SP, (empresa especialista em Tecnologia de Trânsito), instalaram, na manhã desta quinta-feira (27), câmaras de videomonitoramento em dois veículos do Centro de Formação de Condutores – CFC, da Escola Municipal de Trânsito – EMTRAN Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito. O equipamento é destinado à realização das aulas práticas de direção veicular dos alunos interessados na habilitação categoria “B” (automóveis).

Com a medida, a EMTRAN atende às exigências da Portaria Nº. 238/2014 do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN e da Resolução do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAM, Nº 168/2014. Que determinam a obrigatoriedade deste serviço para os CFCs, que deverá ser implantado a partir deste mês e será monitorado pelo DETRAN-BA.

O consultor técnico do grupo Criar, responsável pela execução do sistema de teste simulado da EMTRAN, Erick Carvalho, explicou que câmaras de videomonitoramento permitirão a emissão de fotografias (telemetria), em tempo real, das aulas tanto dos alunos quanto dos instrutores, facilitando o registro diário da presença de ambos, o cumprimento da carga horária obrigatória, a fiscalização da quilometragem rodada e a localização do veículo.

Para a coordenadora pedagógica da EMTRAN, Elizângela Montes, disse que o serviço contribuirá para eliminar possíveis fraudes no processo de habilitação dos condutores além de fazer um acompanhamento mais eficaz das atividades práticas de direção, permitindo a moralização do setor.

Já o titular da Sesttran, Cláudio Dourado, enfatiza que várias medidas vêm sendo tomadas, no sentido de dotar a EMTRAN de equipamentos importantes exigidos pela legislação vigente para o setor. Entre os equipamentos à disposição dos candidatos estão: simulador eletrônico de direção veicular, câmaras de videomonitoramento nos veículos e motos novas adquiridos pelo município e que serão entregues à EMTRAN.

Nenhum comentário: