PARTE DO EFETIVO DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL PASSA POR CAPACITAÇÃO EM ITABUNA

O Núcleo Educacional da Guarda Civil Administrativa (GCM), da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran), deu início nesta semana a uma capacitação de parte do efetivo da corporação com o tema: “A conduta do Agente de Segurança, em blitz”. O palestrante e Agente de Trânsito, Jorge Teles, fez a abertura do evento na segunda-feira (19), abordando a temática “A Legislação de Trânsito com foco na Lei N° 9.503, de setembro/1997, que instituiu o Código Brasileiro de Trânsito”.

Segundo Teles, a intenção é capacitar o agente de segurança pública para que ele seja também habilitado para atuar como agente de trânsito. O inspetor Inácio Pereira, Coordenador do Núcleo Operacional da GCM, informa que participarão da capacitação, cerca de 50 guardas, que compõem os chamados “Grupamentos Especiais”: Grupo Especial Tático de Ações Motorizadas (GETAM) e o Grupo Ostensivo de Ações Preventivas (GOAP).

A capacitação será encerrada hoje e abordará, além da temática da legislação de trânsito, os subtemas: Relações Humanas, Abordagem de Aproximação e Mobilidade Urbana. Ontem, a palestra ficou sob a responsabilidade do Agente de Trânsito Ebercley Nunes Santos (Instrutor credenciado pelo Detran/BA), e contemplou a Resolução N° 371/2010, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que versa sobre a padronização nacional das ações e atividades do trânsito.

O subsecretário da GCM, Ten. Cel. PM Washington Idilceu Bastos finaliza ressaltando que a iniciativa de capacitar o efetivo segue orientação do Prefeito Fernando Gomes e do Secretário Cláudio Dourado (Sesttran), “e que a Guarda está colocando em prática um cronograma de atividades de treinamento para o seu efetivo, que visará capacitá-lo para uma melhor atuação junto à comunidade, nas suas diversas áreas de atuação”.

Nenhum comentário: