SAÚDE PROMOVE NOVA FORÇA TAREFA DE LIMPEZA EM UBSS DE ITABUNA

Uma equipe com 21 homens munidos com material de limpeza, tinta, pincel, máquinas, equipamentos de campo e disposição para o trabalho, não tem poupado esforço para devolver aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), as unidades de saúde limpas, organizadas e mais apresentáveis, por meio de uma força tarefa que vem sendo realizada nos fins de semana. A ação conta com o apoio da Secretaria Desenvolvimento Urbano e da empresa Biosaner que fornecem material de limpeza e equipamentos.
O trabalho é liderado pelo coordenador de Endemias, Roberto Góes e consiste na limpeza dos tanques e reservatórios de água, conserto ou substituição de filtros de água, lavagem de piso no interior das unidades e na área externa. Também são realizados serviços de capinagem, roçagem, retelhamento, revisão nas instalações hidráulicas e elétricas, e por último, pintura de paredes (internas e externas) e do meio fio em torno dos prédios.
Até agora já foram beneficiadas as UBSs e USF, José Édites (São Caetano), Simão Fiterman, (São Pedro), Dr. Corbiniano Freire, (Santa Inês), Dr. Raimundo Freire (Nova Califórnia), Alberto Teixeira Barreto (Califórnia), Fátima I e II (Fátima) e Dr. João Soares, Vila das Dores (Canecos).
A secretária de Saúde de Itabuna, Lísias São Mateus, disse que se sente agradecida e sensibilizada pelo apoio que vem recebendo dos trabalhadores da Secretaria de Saúde, principalmente os agentes de Endemias, por se disporem a trabalhar nos fins de semana, quando poderiam estar em suas casas, ao lado de suas famílias. “Isso significa vestir a camisa do bom servir e da solidariedade em favor de uma causa coletiva”.
Diz ainda que é gratificante saber que os profissionais da Saúde são comprometidos, unidos e bem dispostos a se doarem em beneficio da comunidade, no caso da força tarefa, por exemplo, que garantirá um ambiente limpo e com mais conforto tanto para os trabalhadores das UBSs e USFs quanto para as famílias assistidas nas unidades de saúde do bairro em que vivem, reconhece a secretária.   

A secretária destaca o esforço do município e de sua equipe em garantir atendimento médico, além de programas de promoção à saúde às comunidades, mas lamenta a ocorrência de furtos de material como bombas de água e tubulações em algumas unidades. A ação tem prejudicado o bom funcionamento dessas unidades que se sentem 
privadas em oferecer um melhor serviço na saúde pública.

“O município tem o dever de assegurar assistência médica gratuita e de qualidade e o prefeito Fernando Gomes tem essa preocupação, mas é importante que a comunidade ajude a manter a ordem, o cuidado e a fiscalização do patrimônio da população, que é única prejudicada, se esse patrimônio for depredado”.

Nenhum comentário: