PREFEITO HOMENAGEADO POR EMPREENDEDORISMO EM CONGRESSO DE MICROEMPRESÁRIOS

O presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais -Conanpi-, Ercílio Santoni, entregou ao gestor de Itabuna, Fernando Gomes, uma placa de prefeito empreendedor durante VIII Congresso Norte/Nordeste da Pequena Empresa. O evento reuniu na sexta-feira (26) empresários de vários estados e técnicos no auditório da FTC, tendo como tema central políticas públicas para o desenvolvimento dos pequenos negócios.
O prefeito Fernando Gomes agradeceu a homenagem lembrando que seu governo trabalha em defesa do povo: “eu fui eleito para ser um gerente do povo, que me elegeu para oito mandatos, com pulso firme e tomando decisões”. Destacou ainda que seu governo tem como prioridades a educação, saúde, combate à violência e geração de emprego e renda, mas com uma forte preocupação social, porque “com a riqueza e pobreza ainda se convive, mas não com a miséria”, pontuou.


Ele lamentou a crise brasileira, que afetou a política e à economia, lembrando que participou da oposição ao golpe militar de 1964, “porque sempre defendi à democracia, a liberdade, mas hoje os problemas são ainda maiores, porque não se respeita o direito de ninguém. O que temos não é democracia, mas, uma anarquia”, complementou o gestor, que defendeu urgência na reforma da previdência e trabalhista para que o país retome a trilha do desenvolvimento.

Focos
Para Fernando Gomes o seu governo tem como focos a atração de investimentos voltados para a geração de mais empregos e comemorou a aprovação pela Câmara de Vereadores do projeto que torna Itabuna uma Cidade Universitária. O prefeito salientou que atuou para a implantação da FTC em Itabuna e a sua luta em defesa do curso de medicina da Uesc junto com lideranças regionais, o que se amplia agora, com a chegada do novo curso de medicina das Faculdades Santo Agostinho, que inaugura a sua sede em julho. Também anunciou a chegada em Itabuna de outra tradicional instituição de ensino, a São Salvador.
Ao destacar a importância da microempresa para a economia brasileira, o prefeito enfatizou que “os senhores são a mola mestra do país e contam com todo o meu apoio, porque a obrigação do prefeito é trabalhar para a comunidade contribuindo para o seu desenvolvimento”, complementou Fernando Gomes lembrando que também realizou uma experiência pioneira de reforma agrária, com a implantação há 25 anos da Roça do Povo.

Importância
O simpósio foi aberto pelo presidente da Associação dos Pequenos e Médios Empresários da Bahia –Ampesba-, Waldir Ribeiro, que também é vice-presidente de assuntos institucionais Conanpe, quando destacou a importância do Congresso com uma agenda de debates sobre as políticas para desenvolvimento de pequenos negócios. Também elogiou a gestão do prefeito Fernando Gomes que exerce o seu oitavo mandato e o quinto na prefeitura de Itabuna, “agindo rápido e com eficiência na tomada de decisões”, argumentou.

Para o presidente da Conanpe, Ercílio Santinoni, existem hoje no país 12 milhões de microempresários e empreendedores individuais, que juntos movimentam R$ 1,7 trilhões, o equivalente a 27% do PIB e representam mais de 95% das empresas brasileiras.

Destaques
O prefeito Fernando Gomes foi elogiado pela presidente da Associação de Produtores da Roça do Povo, Neide Araújo, destacando o projeto como o primeiro de reforma agrária municipal bem sucedido no país e que foi iniciado em 1992, com mais de 300 pequenos agricultores familiares. Enfatizou ainda que em Itabuna existem hoje 16 associações de pequenos produtores que se beneficiam com recursos através do Programa de Aquisição de Alimentos.

Já o desportista Heribaldo Menezes Santos, o Badu, que jogou no Itabuna Esporte Clube, Londrina, Confiança e Asa de Arapiraca, destacou o apoio do prefeito ao empreendedorismo e à valorização da cidadania, com um projeto voltado para a retomada do desenvolvimento de Itabuna. Hoje, Badu trabalha em projetos comunitários na área esportiva com jovens e adolescentes em diversos bairros da cidade. 

Nenhum comentário: