DEPUTADO DAVIDSON CONFERE OBRAS DA BARRAGEM DO RIO COLÔNIA

A Barragem do Rio Colônia vai normalizar o abastecimento de água de Itabuna, no mínimo, pelos próximos vinte anos. O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB) foi a Itapé conferir as obras da barragem, que já estão mais de 75% concluídas. “Em 2016 estive aqui com o governador Rui Costa. A oposição dizia que essa obra não ia sair, mas ela já está quase concluída. O abastecimento da nossa cidade será definitivamente resolvido. Uma grande realização da mobilização regional e do povo de Itabuna”, declara o deputado.

Além de garantir o abastecimento para os cerca de 220 mil itabunenses, a barragem também terá a função de regularizar a vazão do rio Cachoeira, formado pelos rios Salgado e Colônia. O empreendimento também deve atrair novas empresas para o município: a falta de água levou a fabricante de sucos Del Valle a não erguer nova fábrica na região entre Ferradas e Itapé.

Com investimento de R$ 108 milhões, a barragem terá um reservatório de 63 milhões de metros cúbicos, com uma área alagada de 1.322 hectares, uma altura de 21,4 metros, e um volume de 35 mil metros cúbicos de concreto, formando um espelho d’água de 25 quilômetros quadrados.

A obra, que está sendo executada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) em parceria com a Embasa, emprega atualmente cerca de 140 trabalhadores e terá ainda projetos de infraestrutura como estradas no entorno da barragem e novas redes de energia elétrica.


Nenhum comentário: