UNIDADE DE SAÚDE DO SÃO CAETANO VOLTARÁ A FUNCIONAR AOS SÁBADOS E DOMINGOS

A Unidade Básica de Saúde Dr. José Édites, na Rua Floresta, bairro São Caetano, voltará a funcionar aos sábados e domingos, depois que o serviço foi suspenso no governo anterior. O anúncio foi feito pelo prefeito Fernando Gomes, na manhã de sábado dia (25), durante visita a unidade. Acompanhado da secretária de saúde, Lísias Miranda, demais secretários, diretores e coordenadores municipais, Gomes disse que vai recuperar, num prazo de seis meses, todas as 32 unidades que compõem a Atenção Básica.
A ação já começou na sexta-feira, com um faxinaço na Unidade de Saúde Dr. José Maria de Magalhães Neto, antigo Sesp. Ele disse que não medirá esforços para dotar Itabuna de saúde e de educação como prioridade, porque é disso que o povo precisa.  “Quero todos os postos de saúde funcionando num ambiente limpo e adequado e com todos os serviços de saúde importantes à disposição do povo”. 
O prefeito disse ser um cidadão comum e trabalhador e deseja que sua equipe também trabalhe por Itabuna. Sobre a enfermeira Lísias Miranda que assumiu a Secretaria de Saúde na semana passada, Fernando disse que ela veio para trabalhar e já mostrou ação e competência. “É de pessoas dispostas a trabalhar que Itabuna precisa e vou cobrar de cada um”.
Disse ainda que se foi rigoroso nos quatro mandatos anteriores vai ser mais ainda neste, porque deseja melhorar Itabuna, “num governo sério e de gente que quer e gosta de trabalhar como eu”. Ele também aproveitou para agradecer aos diretores da Secretaria de Saúde e aos operários que viraram a noite num mutirão de faxina na UBS Dr. José Edites, no São Caetano. Ficou determinado pelo prefeito que a unidade também funcionará aos domingos para garantir assistência aos feirantes.


Equipe unida e trabalhadora
A secretária de Saúde Lísias Miranda, se emocionou ao dizer que faz parte de um governo que se preocupa com a saúde da população. Lembrou que é a primeira vez que uma enfermeira assume a pasta da saúde, que é uma das mais complexas na administração municipal, e garantiu trabalhar para que o município tenha uma saúde pública com atendimentos de qualidade e que atenda aos anseios dos servidores e população.

“Estamos trabalhando junto com nossa equipe técnica para reorganizar todas as unidades de saúde, vamos devolver cada uma com melhor estrutura, com todos os programas de saúde funcionando e com um atendimento mais humanizado”, assegurou.      

A UBS Dr. José Édites no São Caetano é a unidade de referência daquela área, e atende mais de 150 pessoas por dia, a exemplo de saúde preventiva com aferição de pressão arterial, testes de glicemia, consultas clínicas, ginecológicas, pediátricas, nutricionista e enfermeiros, além de curativos, programas de pré-natal, planejamento familiar, crescimento e desenvolvimento (CD), hiperdia, coleta de citologia, imunização e teste rápido de Tuberculose e Hanseníase. A unidade conta com seis médicos, quatro enfermeiros, um nutricionista, seis técnicos de enfermagem, equipe administrativa e 32 agentes comunitários que atendem famílias dos bairros São Caetano, Banco Raso e Jardim Vitória. 

O administrador da UBS, Elvis Cordier Costa, disse apostar na atual administração municipal, ao destacar que o prefeito está cumprindo promessa de campanha ao trabalhar por uma saúde melhor. “Ele sempre se preocupou com essa área e não seria diferente agora”. “As perspectivas de melhoras são boas e a comunidade será a principal beneficiada”, complementou a enfermeira Cristiane Bento Moreira. A visita do prefeito à UBS do São Caetano contou também com a presença do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Josivaldo Gonçalves, vereadores, médicos e líderes comunitários. 

Nenhum comentário: