“FERNANDO RESTITUIU A ALEGRIA AOS ITABUNENSES”, AFIRMAM LIDERANÇAS NA ABERTURA DO 1º CARNAVAL DO BRASIL

“Essa grandiosa festa é o retorno da vontade do povo de Itabuna para ser feliz novamente”. Foi esta a definição curta e objetiva do deputado federal Paulo Magalhães, ao comentar sobre o Carnaval Antecipado, cuja abertura, na noite da última sexta-feira, contou também com outras importantes lideranças, a exemplo da deputada Ângela Souza e o prefeito Mário Alexandre (Marão), ambos de Ilhéus.
Marão disse que o prefeito Fernando Gomes é um empreendedor com atitude e visão especiais. “Ele restituiu a alegria aos itabunenses e visitantes, movimentou o comércio e se torna um exemplo para nós”.  O Capitão Fábio Santana também confirma a “audácia e ousadia” do prefeito, ao comentar que “Fernando é mestre em carnaval e sabe como fazer o povo feliz. Ele nasceu na era da vanguarda ao criar o primeiro carnaval antecipado do Brasil”.  

Em cima de cada trio elétrico que passava em frente ao camarote oficial, as bandas musicais, a exemplo de Babado Novo, também parabenizaram o prefeito e lembraram aos foliões que foi ele o “autor dessa ideia brilhante que veio para ficar”.

Já o prefeito Fernando Gomes disse que “só de ver a alegria do meu povo, já me sinto feliz e realizado”. Falou ainda que Itabuna estava isolada, sem festa há mais de oito anos, sem alegria, sem essa participação popular que interage e anima a todos, independente de classe social”.   

A organização, a segurança e as ações de promoção a saúde no carnaval também foram elogiadas pelos foliões. “O efetivo policial não está dando trégua para os baderneiros”, comentava o comerciante Josevaldo Santos. “A gente sente a alegria no rosto das pessoas”, complementava a dona de casa Rita de Cassia Nascimento, que ao lado do filho Igor, de quatro anos, seguia ao ritmo de “Me libera nega” tocada em um dos trios elétricos.

Saúde no meio da multidão
Profissionais de vários departamentos da Secretaria Municipal de Saúde, em meio à multidão distribuía panfletos e preservativos, enquanto agentes de endemia lembravam, por meio de faixas e cartazes afixados ao longo das avenidas e num estande centralizado no circuito, sobre os cuidados que a população deve tomar para evitar agua parada, e do perigo que o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungynia e zika vírus representa para as pessoas de todas as idades.

Já no prédio da Câmara de Vereadores, o Samu 192 montou Posto Médico Avançado, toda a infraestrutura onde profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares estarão disponíveis para atendimento emergencial, e primeiros socorros. Além de sala de emergência, de curativo, triagem e enfermaria, a coordenação disponibiliza quatro macas e 14 cadeiras com suporte para soro e ainda duas ambulâncias.

O secretário de Saúde Vitor Lavinsky, lembrou da determinação do prefeito Fernando Gomes, de levar alegria aos foliões, mas também todo o suporte necessário para garantir segurança, bem estar com ações de promoção a saúde dos foliões, “dai a importância de nossos profissionais de saúde numa das mais animadas e tradicionais festas do interior Bahia”.

Nenhum comentário: