CARNAVAL ANTECIPADO LEVA MAIS DE 40 MIL FOLIÕES À LAVAGEM DO BECO E À AVENIDA

Sem carros pipas, um função da crise hídrica que afeta Itabuna e a região, mas com muito axé e água de cheiro das baianas de Pai Gildo e do afoxé Axé Odara, o prefeito Fernando Gomes abriu a 38ª lavagem do Beco do Fuxico, evento que atraiu milhares de foliões, seguido do desfile Bloco Afro Encantarte numa homenagem ao ator Mário Gusmão. O Carnaval Antecipado de Itabuna está sendo realizado no período de 10 a 12 de fevereiro e atraiu no primeiro dia mais de 40 mil foliões além de políticos, empresários e celebridades que passaram no palanque oficial na avenida Mario Padre.

Desfilaram ainda no Beco do Fuxico, os blocos Casados I... Responsáveis, que teve problemas com o minitrio, mas não perdeu a animação, além dos Dez Casados, Planeta Reggae, Maria Rosa, Ouro, Fuleragem e os Mendigos de Gravata. Um grupo de foliões vestidos de palhaços prestaram uma homenagem póstuma ao ator e folião Ramon Vane que faleceu recentemente.

Animação e muitas atrações marcam o primeiro dia de folia na avenida.
Dez bandas agitaram o circuito da folia nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre, onde também estavam instalados o palanque oficial e vários camarotes, um deles destinado a pessoas com deficiência. Os destaques ficaram por conta do Babado Novo, com um show à parte de Mari Antunes, que agitou o chão da avenida, além do Tsunami, Amor a Dois, Negaline, Constelação da Bahia, Eletrikka, Bikuí, Sem Censura e Bonde dos Catchorros, que fizeram o resgate de músicas dos carnavais do passado e também dos sucessos para o Carnaval de 2017. Um hit que agradou aos foliões foi a Marreta do 25, que ganhou contornos carnavalescos.
No palanque oficial por onde passaram na primeira noite da folia mais de 500 foliões, que foram cumprimentar o prefeito e onde estava o comando da coordenação do Carnaval Antecipado de Itabuna e secretários municipais, os destaques ficaram para o deputado Federal Paulo Magalhães, que ficou ao lado do prefeito Fernando Gomes e a deputada estadual Angela Souza.

Magalhães elogiou a organização da festa, que teve um foco na segurança dos foliões e também a estratégia de promover um carnaval antecipado, que foi o primeiro do Brasil, com artistas da região e atrações como o Babado Novo e Tsunami, que também agradaram o público.
O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, que esteve no palanque oficial em companhia da primeira dama e de assessores, elogiou a proposta da antecipação da folia, o que também está sendo efetivado na próxima semana em seu município e “o resgate do Carnaval em Itabuna que sempre teve uma tradição de animação e de participação popular.”

Também esteve no palanque oficial o presidente da Associação Baiana dos Hotéis, Alexandre Sampaio que estava acompanhado do empresário do setor de hotelaria Eduardo Fontes, que comemorava a ocupação de quase 100% dos dois hotéis que operam em Itabuna. Os dois destacaram que além de promover a animação dos foliões, o Carnaval Antecipado gera oportunidades de negócios para o comércio, vendedores ambulantes e carnavalescos fortalecendo toda uma cadeia econômica.

No palanque oficial também estiveram presentes no comando da folia com muita animação e exibindo as chaves da cidade, o rei Momo e a rainha do Carnaval. Ambos destacaram como pontos altos da festa a participação dos foliões que brincaram com tranquilidade e sem incidentes.

Segurança não teve problemas e nem registro do incidentes.
Com o registro de 10 detenções por excesso de bebida e um caso de tentativa de furto, o sistema de segurança montado pela Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Polícia Municipal e Polícia Rodoviária Estadual funcionou a contento.

No primeiro dia atuaram os delegados André Aragão e Magda Suely, que consideraram normal a rotina para um período de Carnaval sem o registro de incidentes no circuito da folia. Os bombeiros por seu turno disponibilizaram uma ambulância de apoio nas emergências médicas e fizeram inspeções nos camarotes. 

Nenhum comentário: