ITABUNA INICIA GESTÕES PARA REPACTUAR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PELO SUS

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, embarca para Salvador onde terá uma audiência nesta quinta-feira(2) com secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas iniciando uma série de gestões para repactuar a prestação de serviços pelo SUS pelo município.
A ideia, segundo ele, é negociar com o Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado o aumento do repasse de recursos para Itabuna, cidade de 220 mil habitantes e para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, que atende a pacientes de 168 municípios e é considerado uma referência no atendimento para mais de três milhões de pessoas do Sul e Sudoeste da Bahia.

Fernando Gomes disse ainda, que pretende em fevereiro reunir prefeitos e secretários de saúde da região para discutir a repactuação dos serviços de alta e média complexidade pelo SUS através do Hospital de Base. Itabuna recebe hoje cerca de R$ 10 milhões por mês de repasses, mas em função da demanda de serviços para pacientes de outros municípios há a necessidade de ampliar estes valores em mais de 100%, visando à cobertura dos custos de atendimento.

A prefeito também vai apresentar um relatório das dificuldades enfrentadas pelo Hospital de Base, que trabalha com déficits continuados, tem dívidas acumuladas de R$ 27 milhões e vem recebendo recursos suplementares repassados pela prefeitura de Itabuna, mas atende a pacientes de toda a região, uma vez que funciona como referência para emergências e atendimento de alta e média complexidade.

Nenhum comentário: