NOTA

José Oduque é um empresário daqueles que não abrem a mão nem para dar tchau. Riquíssimo, foi prefeito de Itabuna na década de 70 e não teve uma gestão marcada por grandes realizações, mas sim pela enorme austeridade e honestidade. Oduque foi um prefeito rigoroso na aplicação dos gastos públicos e dizem que chegava ao ponto de pagar pessoalmente o salário de cada servidor, na construção da prefeitura, ele contava os sacos vazios de cimento, contava os litros de água mineral e saquinhos de café servidos na prefeitura. Os tempos hoje são outros, mas o velho Zé Oduque continua o mesmo.

Apesar do patrimônio fabuloso, o empresário cultiva hábitos muito simples, veste-se de maneira humilde e passeia pela cidade em um Ford Del-Rey ano 1984 que tem quase trinta anos.
Outro dia, um conhecido tomou coragem e perguntou a Oduque por que ele, apesar de tão rico, andava naquele carro velho. E o ex-prefeito de Itabuna não titubeou: Meu carro e o IPVA está pago, e o seu??, claro que o carro do engraçadinho era financiado.

Oduque é rico, mas vive como se não fosse. Aos que o veem como um mão de vaca, ele responde que é apenas desapegado de bens materiais. O importante, no entanto, é que se trata de um homem de bem, que enriqueceu com seu próprio trabalho e passou pela política deixando um legado de honestidade e não um rastro de lama. Ele é conhecido sim, como pão duro, mais um pão duro muito Honesto, não se acha mais nos tempos de hoje um homem com a dignidade e responsabilidade ao patrimônio público como o Sr: José Oduque Teixeira. (Por Fábio Silva)

Um comentário:

Anônimo disse...

Fernando Ficha Suja que o diga...