AUGUSTO CASTRO MANIFESTA APOIO A CAUSA DOS VAQUEIROS NO NORDESTE

O deputado estadual Augusto Castro participou de Sessão Especial em defesa da Vaquejada ocorrida na Assembleia Legislativa da Bahia na manhã desta segunda-feira,7/11. Sensibilizado à causa dos vaqueiros, o parlamentar manifestou seu apoio. “A discussão precisa ser ampliada. É importante a atenção à causa animal e em nenhum momento esses trabalhadores negaram isso. Contudo, tão importante quanto isso é a dignidade da pessoa humana. Os vaqueiros sertanejos jamais iriam judiar, maltratar ou desmerecer aquilo que para eles é fonte de vida. É isso o que o animal da vaquejada e demais esportes equestres representam para esses trabalhadores, um meio de vida”, argumentou.

Segundo a Superintendência do Ministério da Agricultura na Bahia, este é o estado que possui o maior rebanho de equídeos do Brasil, o que para o parlamentar sinaliza o grande impacto econômico e desenvolvimentista local. Para o deputado, outra questão que precisa ser levantada no debate é a saúde animal, já que é o esporte que torna possível um maior controle de exames, vacinação e atestados desses animais. “Há um risco também de saúde pública, porque com o fim da vaquejada e a falta de controle na vacinação desses animais, doenças bacterianas podem atingir humanos”, alerta Augusto Castro.

“Vejo aqui um movimento apartidário, humilde, em busca da prevalência da cultura e da fonte de renda de muitos trabalhadores brasileiros. É uma oportunidade de discutir a regularização nacional da prática, onde todas as causas sejam atendidas e convivam em equilíbrio”, finalizou. (Políticos do Sul da Bahia)

Nenhum comentário: