GOVERNO REVERTE DECRETO E CEPLAC VOLTA A SER DECISIVA PARA A CACAUICULTURA DA REGIÃO SUL

O governo federal vai reverter a decisão da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, de transformar a Ceplac- Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira em apenas um departamento. O órgão vai retomar o seu status anterior, de centro de pesquisa e fomento para o desenvolvimento da cultura do cacau na região sul. A decisão será publicada nos próximos dias no Diário Oficial. 

A boa nova foi comunicada pelo deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-Ba), que se deslocou de Brasília para Ilhéus, e participou da reunião realizada agora pouco (8/04) na sede da Ceplac com representantes da diretoria e funcionários. O deputado informou que a notícia foi confirmada pela presidenta Dilma Roussef, através do ministro Jaques Wagner, Chefe do Gabinete da Presidência da República.

Davidson Magalhães disse no encontro que a pressão política foi fundamental para reverter o decreto que enfraqueceria a entidade condenando-a à extinção: “A presidenta Dilma recolocou a Ceplac no seu devido lugar. Isso demonstrou que a mobilização de todos, do governador Rui Costa e dos representantes da região nos levaram a esta importante vitória”.

José Bezerra, presidente do Conselho de Entidades, afirmou: ”Hoje é um dia importante. Não pela revogação do decreto em si mas para um novo tempo de reestruturação da Ceplac. Nesse processo todos foram importantes. Mas não posso deixar de dizer que o deputado Davidson pegou a causa e colocou debaixo do braço e nos guiou em Brasília. De gabinete em gabinete”.

O deputado considera que “a luta continua” e agora o próximo passo é buscar a revitalização da Ceplac: “Vamos rediscutir o seu papel na atual conjuntura econômica regional e brasileira. Precisamos revitalizar a Ceplac, sintonizada com  a atualidade e os desafios da região sul”.

Davidson Magalhães, que também é vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Lavoura Cacaueira, encerrou o encontro afirmando seu entusiasmo com a ideia da revitalização e conclamando todos à união: “Esse projeto de uma nova Ceplac deve acontecer logo, aproveitando esse fato. Vamos fazer uma intensa movimentação política. Temos espaços na Câmara para fazer isso. Existe unidade política das bancadas para que a gente apresente esse projeto. É um momento ímpar. Essa vitória é importante, mas precisamos mostrar ainda mais força e determinação para revitalizar a Ceplac “. (Vander Prata - Assessor de Imprensa)

Nenhum comentário: