A FILA DA VERGONHA

Hoje na Vila Olímpica o que se viu foi aproximadamente umas Vinte Mil pessoas se inscrevendo para uma tão sonhada vaga na Prefeitura. Só que esse esforço todo é vão porque as cartas já estão marcadas, para o pessoal da Igreja Universal, PPS, e para a turma do PCdoB. Essas pessoas merecem um pouco de respeito, porque foram elas que ajudaram a eleger Vane, e hoje estão recebendo como gratidão a mentira com promessas de empregos.

AÇOUGUEIROS PROTESTAM NA PORTA DA PREFEITURA


                         
Mais um protesto na porta da Prefeitura e no Governo Vane. Dessa vez foi uma turma de açougueiros que foram protestar contra o fechamento do matadouro Municipal. A turma não engoliu as explicações dadas pelo agente do sindicato. Virou moda nesse governo a porta da Prefeitura ser palco de protestos.

VEREADOR CARLITO DO SARINHA PEDI REDUPERAÇÃO DA RUA SENHOR DO BONFIM


CÂMARA MUNICIPAL DE ITABUNA
VEREADOR CARLITO DO SARINHA (PTN)

Espaço Cultural Professor Josué de Souza Brandão s/n
GABINETE DO VEREADOR CARLITO DO SARINHA
Bairro da Conceição - CEP 45.605.415 Telefone 73 2103, 2114 e 2128

INFORMATIVO 006/2013
O Vereador Carlito do Sarinha (PTN) encaminhou ao Prefeito de Itabuna, Claudivane Leite, Pedido de Providência que destaca a recuperação asfáltica da Rua Senhor do Bonfim no final de linha do Bairro São Caetano. A rua precisa de um programa de recuperação, em sua totalidade, por conta do fluxo extensivo de veículos, principalmente do transporte coletivo. “A rua Senhor do Bonfim se encontra em estado crítico, sem asfalto, com inúmeros buracos, necessitando de reparos imediatos”, destaca Carlito.
O problema causa muito incomodo aos moradores do local que precisam de conforto e preocupação aos motoristas pela precária condição de trafegar.

Itabuna, 11 de março de 2013
Carlito do Sarinha
Vereador/PTN

MAIS UM ASSASSINATO EM ITABUNA


Um jovem identificado como André Souza Santos, de 19 anos, foi executado com vários tiros no final da manhã desta segunda-feira (11). A vítima estava dentro de uma borracharia trabalhando, quando foi abordada pelo atirador já identificado apenas como “Marcelo”, porém, ainda não localizado pela polícia.
A família, entre pai e irmãos, estiveram no local do crime inconsoláveis, gritando que André não merecia esse fim. A vítima foi morta na Rua A, bairro Nova Itabuna, mas residia no Lomanto, segundo parentes

.

JORNALISTA NÃO SE VENDE.


Jornalista não fala – informa;
Jornalista não vai á festas – faz cobertura;
Jornalista não acha – tem opinião;
Jornalista não fofoca- transmite informações úteis;
Jornalista não para - pausa
Jornalista não mente- equivoca-se;
Jornalista não chora – se emociona;
Jornalista não some – trabalha em off;
Jornalista não lê – busca informação;
Jornalista não tem problema – tem situação;
Jornalista não tem muitos amigos- tem muitos contatos;
Jornalista não briga – debate;
Jornalista não usa carro- mas sim veículo;
Jornalista não passeia- viaja a trabalho.;
Jornalista não conversa- entrevista;
Jornalista não faz lanche- almoça em horário incomum;
Jornalista não é chato- é crítico;
Jornalista não tem olheiras – tem marcas de guerra;
Jornalista não confunde- perde a pauta;
Jornalista não esquece de assinar – é anônimo
Jornalista não se acha – já é reconhecido;
Jornalista não influência- forma opinião;
Jornalista não conta história- reconstrói
Jornalista não omite fatos – edita-os;
Jornalista não pensa em trabalho – vive o trabalho
Jornalista não é esquecido – é eternizado pela crítica
Jornalista não morre- coloca um ponto final.

VANE BANALIZA DECISÃO JUDICIAL




O prefeito de Itabuna, Vane do Renascer, decidiu manter as inscrições para o processo seletivo que contrataria por período temporário, profissionais para as Secretarias de Saúde e de Assistência Social, desconsiderando assim liminar do Juiz de Direito Ulysses Maynard Salgado, da 1ª Vara da Fazenda Pública, requerida pelo Ministério Público, suspendendo a referida seleção. O prefeito faz pouco caso da decisão do Juiz, ao divulgar amplamente, para que os interessados compareçam nesta segunda e na terça-feira, à Vila Olímpica, munidos de currículo e da documentação exigida pelo edital publicado no Diário Oficial do Município e façam suas inscrições.

 A medida do prefeito se estende à seleção para a Secretaria da Educação, que teve as suas etapas classificatórias encerradas na semana passada. Vane alega que resistirá ao cumprimento da liminar expedida pelo Dr. Ulysses Maynard Salgado, suspendendo a etapa da contratação, prevista para esta segunda-feira (11) e para terça-feira (12) e que a Procuradoria-Geral do Município já está providenciando a defesa do Município neste caso, de modo a garantir, no menor prazo possível, a finalização do processo relativo à contratação temporária para a Secretaria da Educação e solicita aos aprovados que aguardem novas informações.

GILMAR FRANÇA FOI VAIADO HOJE NA VILA OLÍMPIMCA

O sem serventia Gilmar França recebeu um coral de vaias hoje na vila olímpica. Quando ele pegou o microfone mau abriu a boca a galera não contou conversa gritou, assobiou, e chamou de puxa saco. Gilmar França se limitou a falar só necessário. 

VANE É O GOVERNO DA ENROLAÇÃO




Vane foi eleito com promessa de promover mudanças e acabar com a mesmice na prefeitura de Itabuna. De maneira antagônica, ele está cumprindo essas suas promessas. Transformou tudo para pior e trocou a mesmice pela chatice. Ninguém soube de nada que tenha mudado para melhor, ou para beneficiar quem quer que seja através do que prometeu Vane. Exceção para o pessoal trazido de outras cidades e estados, para ocupar cargos de marajá na prefeitura de Itabuna. Um péssimo exemplo deste fato é a permanência de José Carlos Trindade como Secretário de Assistência Social. 


Já está evidente que este cidadão não serve nem para ser porteiro de gabinete de secretário.  Os Itabunenses que não são militantes do PC do B, ou obreiros da Igreja Universal, não estão tendo oportunidade de inserção nas nomeações para cargos comissionados na Prefeitura. Mas o prefeito ousa em fazer da prefeitura, cabide de emprego para parasitas. EI MAMÃE DE PORTAS FECHADAS - No governo de Vane, gestante não tem direito a nada. Até hoje o programa de apoio à Gestante, EI MAMÃE, está sem funcionar e o veículo, pasmem, que deveria estar atendendo ao acolhimento de mulheres grávidas, encontra-se submetido ao serviço de transporte do forasteiro secretário José Carlos Trindade.

 Acredito que não era essa a mudança que o povo de Itabuna queria. Muita gente está decepcionada com este governo, que nada tem feito além de prejudicar as mulheres grávidas. Distorcendo descaradamente tudo o que foi prometido em campanha. Isso é só a cereja podre do bolo estragado. Infelizmente, tem muito mais porcarias na Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Itabuna... Aguardem as próximas postagens! Mas como todos dizem: Trindade é um zero à esquerda!

BOTAFOGO FOI CAMPEÃO ONTEM COM SOBRAS

Botafogo campeão da Taça Guanabara (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)

O Botafogo mais uma vez precisava vencer. Assim como na semifinal contra o Flamengo, tinha contra o resultado do empate. E mais uma vez, foi atrás do único resultado que interessava. Diante de um Engenhão lotado, o Fogão derrotou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, levantou a Taça Guanabara pela sétima vez e garantiu vaga na final do Campeonato Carioca.

O lateral-direito Lucas foi o heroi alvinegro. Próximo do fim da partida, aos 35 minutos, o camisa 2 estufou as redes do goleiro Alessandro para explodir a torcida botafoguense no Engenhão. O jogo deste domingo também marcou a primeira decisão do holandês Clarence Seedorf desde que decidiu defender as cores do Glorioso, em julho do ano passado. O craque começa com o pé-direito em General Severiano

É LAMENTÁVEL VANE CONTINUAR COM ESSA PANELINHA DE CURURUS


Secretários de alguma coisa tem que vivenciar de perto as verdadeiras situações que o povo precisa, sentir a real necessidade, segurança e bem estar do povo. Por exemplo: Secretário de trânsito tem que pensar também nos pedestres, na segurança deles, nas condições corretas, necessárias e seguras para pedestres. Além disso deve ter em seu caminho, condições mínimas de bem estar, que caracteriza uma cidade que pensa e cuida bem de seus moradores, vejam essa foto tirada por Ismael Serra, a rua suja, a desculpa é de que as pessoas são culpadas. Mas o que falar do matagal que cresce servindo de esconderijo, ainda mais em uma área crítica que é a rua do Ciomf, próximo a um condomínio? 3 meses já se passaram, sei que ainda é pouco para tanta coisa, mas a situação dessa rua assim como outras parecidas, dá impressão que ninguém pode resolver um problema simples, sinônimo de falta.de comando e fiscalização ou eles não fazem questão de resolver coisas simples, se não resolvem coisas simples e mais complicadas? Assaltos tem sido uma constante, o ambiente tá bastante propício.

VEREADOR COSME ARAÚJO PRESTIGIOU A LAVAGEM DO BECO


DSCF6035
O Vereador Cosme Araújo (PDT) a convite do Deputado Federal Geraldo Simões (PT-BA), participou na tarde deste sábado, 09, da lavagem do Beco do Fuxico, em Itabuna.  O edil aproveitou do momento para reencontrar os amigos que construiu ao longo da carreira jurídica e política na cidade. Além de prestigiar a lavagem, que reuniu blocos, charangas e muita animação, o vereador participou do tombamento de um dos locais que entrou para história de Itabuna, o boteco ABC da Noite, do sempre lembrado e inesquecível Caboclo Alencar.

MÉDICOS PODEM ENTRAR EM GREVE NO HOSPITAL REGIONAL DE ILHÉUS


regional
Insatisfeitos com a proposta do governo do estado para o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV), os médicos do Hospital Regional de Ilhéus decidiram em assembleia entrar em greve por tempo indeterminado no próximo dia 20 de março. De acordo com o Sindicato dos Médicos (Sindimed), a proposta ficou abaixo das expectativas das categorias, uma comissão formada pelas entidades médicas – ABM, Cremeb e Sindimed -, frustrando completamente o esforço feito nos últimos nove meses, após dezenas de reuniões com os representantes das secretarias de Saúde (Sesab) e Administração (Saeb)”. Uma nova assembleia foi marcada para o dia 19 para discutir a greve caso haja uma nova proposta neste período. Os médicos do Regional também criticam a super lotação que vem acontecendo nos últimos dias na instituição, por conta do fechamento dos  postos de saúde da cidade e a falta de gerenciamento por parte da secretaria responsável. O Hospital Regional que foi criado para receber casos de urgência, está sendo obrigada atender pacientes ambulatoriais por conta do abandono e do desgoverno na era Jabes.

VANE DAR CHÁ DE CADEIRA NOS CAMELÔS


DSCF6059
Durante a lavagem do Beco do Fuxico, na tarde deste sábado, 09, no centro de Itabuna, a reportagem do site O Defensor conversou com o presidente da Associação dos Camelôs de Itabuna, Marcio Higino (foto), que falou das ações à frente da entidade. Acomodados e de forma desorganizada, a categoria exige do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (PRB), a reestruturação e melhores condições de trabalho dos vendedores ambulantes, padronização dos boxes dos camelôs e artesãos que sobrevivem do mercado informal. Na entrevista concedida com exclusividade ao repórter de O Defensor, o presidente da ACI fez questão de frisar que os camelôs estão sendo ignorados pelo poder público e que nesses dois meses de gestão, o prefeito tem visivelmente recusado falar com a categoria. Marcio Higino acredita que o gestor está pouco se lixando, tanto para os itabunenses, quanto para os próprios camelôs e artesãos. Ouçam o que diz o presidente da Associação dos Camelôs de Itabuna, Marcio Higino, sobre a real situação dos ambulantes. 

ABSURDO NA COMUNICAÇÃO


98% Da imprensa de Itabuna já estão no bolso da Prefeitura. Radialistas, Jornalistas, Apresentador de Televisão, e principalmente Blogueiros, estão ganhando um cala boca da prefeitura, para não mostrar a verdeira situação que se encontra a cidade. Infelizmente em Itabuna é assim enquanto a população busca ser informada pelos meios de comunicação para ficarem bem informadas do que está acontecendo em meio ao cenário politico da cidade, a imprensa marrom se calam e mostram uma falsa realidade. Se eu for colocar chocalhos em blogs, radialistas, jornais, e apresentadores de televisão, que estão recebendo para divulgar a farsa apresentada pela Prefeitura, vai ser um barulho ensurdecedor em Itabuna. 

DEU A LOGICA; BOTAFOGO 1X0 VASCO

Júlio César Guimarães

O Botafogo levou a melhor mais uma vez em uma decisão contra o Vasco. Neste domingo, o Alvinegro de General Severiano venceu por 1 a 0 e conquistou a sua 7ª Taça Guanabara. O lateral direito Lucas marcou o gol do título em partida disputada no Engenhão. Com o resultado, o Cruzmaltino segue sem triunfar em um turno no Rio de Janeiro há nove anos. Nas últimas dez finais entre os adversários, o clube da Estrela Solitária venceu nove e está antecipadamente garantido na finalíssima do Estadual. Se também conquistar a Taça Rio, o time do técnico Oswaldo de Oliveira será campeão carioca sem a necessidade de uma decisão.
Dono da vantagem do empate, o Vasco iniciou a partida adotando forte marcação e buscando sair nos contra-ataques. Por sua vez, o Botafogo tentava agredir a meta adversária com frequência. A primeira chance clara foi cruzmaltina. Aos 9min, Carlos Alberto recebeu cruzamento na área pela esquerda, mas finalizou do lado de fora da rede de Jefferson. A equipe de General Severiano respondeu com falta cobrada aos 15min por Lodeiro. Alessandro fez boa defesa.Após jogada pela esquerda, Bolívar recebeu cruzamento na área e tocou para Lucas. O lateral chegou na entrada da defesa vascaína e mandou firme no fundo do gol de Alessandro. O Vasco ainda marcou aos 37min, mas o gol foi anulado pela arbitragem em razão de impedimento. Não deu tempo para mais nada. Festa Alvinegra e decepção vascaína no Engenhão.

CARNAVAL NÃO COMBINA COM BURACO E ESGOTO A CÉU ABERTO


Tubos de dinheiro foram gastos no carnaval, Armandinho levou uma boa grana para Salvador,as ruas da cidade continuam entregues aos urubus, moscas, e esgotos a céu aberto. Veja essa foto a EMASA já sabe desta situação, na terceira travessa montes Claros Esquina com  rua do Cruzeiro Bairro joão Soares  divisa com Bairro de Fátima. Uma fossa corre rua abaixo deixando os moradores dontes. Um morador da rua já foi até a EMASA mas eles não estão nem aí para essa situação nem para as inúmeras reclamações que são feitas.Ao invés de carnaval deveriam passar uma noite na porta do centro de regulação, juntamente com aqueles idosos querendo pegar uma ficha para marcar uma consulta.

WENCESLAU RECEBEU UM CORAL DE VAIAS COM MAIS DE DEZ MIL PESSOAS


1808_2829712879681_2012498732_n

Na noite deste sábado (09) em Itabuna durante a Lavagem do Beco do Fuxico, antes do show da banda de Armadinho, Dodô e Osmar , o vice-prefeito Wenceslau (PC do B), foi convidado para fazer um breve agradecimento.

Mas Wenceslau recebeu uma sonora vaia, que deixou o pessoal que estava no trio bastante constrangido, literalmente a vaia ofuscou o discurso, e o mesmo teve que ser bastante breve.

Wenceslau saiu do trio acompanhado do presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães.

Isso deve ser usado como um aprendizado, em festas populares, o público não tem paciência para ouvir discurso de políticos, o público quer se divertir.

NEM TUDO É FESTA



Essas fotos são da rua do ciomf, uma rua famosa pelos constantes assaltos. Na rua existe um condomínio e ao lado agora um lixão e depósito de entulho. Além do mais, o matagal ao lado do muro do Ciomf está crescendo e deixando o local com aparência de abandono.

CADÊ A PLACA?


A placa diz: é proibido estacionar ao longo da faixa amarela. Mas cadê a faixa amarela? Assim não dá né secretário de trânsito. Cadê a placa a AMARELA?

HISTÓRIA DE FERNANDO GOMES


FERNANDO GOMES

Fernando Gomes Oliveira nasceu a 30 de junho de 1939 em Itabuna. Começou sua carreira política em 1973, aos 27 anos, quando foi convidado pelo então prefeito da época, José Oduque Teixeira, para assumir o cargo de Secretário Municipal de Administração. O carisma político logo faria de Fernando um recordista de mandatos legislativos na história do município.

Em 1977 exerceu seu primeiro mandato como Prefeito de Itabuna até 1982. Em 1983, foi eleito Deputado Federal assumindo seu primeiro mandato como parlamentar. Em 1987 foi reeleito Deputado Federal, cumprindo o mandato até 1988, quando foi novamente eleito Prefeito de Itabuna, assumindo o cargo em 1989 até 1992. Ainda assim, o incansável político não iria parar por aí, eleito Deputado Federal pela terceira vez em 1995 e, Prefeito de Itabuna, também pela terceira vez, em 1997.

Em suas administrações como prefeito, realizou obras importantes para o município como a construção do "Ginásio de Esportes Fernandão - Vila Olímpica", IMEAM , viadutos, grupos escolares, Usina Asfáltica de Itabuna, Maternidade da Mãe Pobre, Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, bem como obras de saneamento, programas sociais na área de educação e saúde. Após a sua primeira derrota em uma eleição, na qual Geraldo Simões foi o vencedor (prefeito de Itabuna). e agora ele vem de novo para Itabuna ser feliz .

ARMANDINHO FOI UM SHOW A PARTE


Armandinho ainda conseguiu segurar a multidão lembrando dos velhos carnavais. O povo dançou e cantou junto com a banda as canções que para muitos nunca ficam velhas. Armandinho ao lados dos irmãos balançou o chão da praça, com as cações da banda, que faz sucesso até hoje. Foi um verdadeiro chame, chame gente. Depois Armandinho encheu os bolsos de dinheiro e tchau.

ARMANDINHO VEIO BUSCAR DINHEIRO DUMA CIDADE FALIDA, VIOLENTA, CHEIA DE LIXO, CHEIA DE URUBUS, ARMANDINHO TÁ LEVANDO O DINHEIRO DO POVO CÉTICO SEM ÁGUA E SEM MÉDICO; ARMANDINHO VAI GOZAR COM O DINHEIRO DO POVO DESEMPREGADO, ASSOMBRADO E DESEDUCADO.



foto: Pedro Augusto

OMISSÃO NA LUTA DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER














Itabuna é uma das cidades com maiores números de assassinatos contra mulheres na Bahia. Esta é uma realidade inconcebível, numa demonstração de profundo desrespeito aos direitos humanos, num país que é signatário de todas as convenções internacionais que tratam das questões femininas. Em face dessa dramática realidade, é necessário realizar ações efetivas e eficazes no combate tão graves problemas. Varias ações devem ser desenvolvidas em Itabuna, a exemplo do Centro de Referência e Atendimento Mulher em Situação de Violência, da implantação da Casa Abrigo e simultaneamente ações educativas de prevenção a violência e capacitação na temática de gênero, com destaque para o disposto na Lei Maria da Penha. 

Para que se concretizem as políticas de prevenção, de combate, de assistência e das garantias de direitos, faz-se necessário que a prefeitura tenha um secretário interessado e engajado neste processo e não é este o caso do José Carlos Trindade. Acredito que só será possível enfrentar a violência contra as mulheres em Itabuna, quando todos os poderes e a sociedade civil organizada estiverem efetivamente envolvidos e articulados para dar conta da complexidade desse fenômeno e assim possibilitar que todas as mulheres possam desfrutar de uma vida digna, livres de todo tipo de violência.

VEREADOR VALTER SOCORRINHO HOMENAGEOU A PARTEIRA MARINALVA DO MARIAPINHEIRO



Em solenidade realizada pela Câmara de Vereadores de Itabuna no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, diversas guerreiras foram prestigiadas com a Comenda Otaciana Pinto, na noite de sexta feira, 08, na AABB.

O vereador Valter Socorrinho foi muito feliz na sua escolha, homenageando a senhora Marinalva Fernandes, Parteira do Maria Pinheiro que começou a realizar partos aos 12 anos.

A relação inclui ainda Maria Lucia Pavie Beltrão da Rocha, Rute Duarte de Oliveira, além da juíza Antônia Marina Faleiros, Maria Helena dos Santos Souza, Célia Lima Vita, as professoras Evani Santiago Costa e Maria das Graças Valadares Oliveira, Maria de Lourdes Almeida Santos, Luzia Camboim de Sá Santana, Maria Augusta Pinto Portugal Melo, Arleide Maria, Rosana da Silva Pires Bandeira,  a médica Sonia Leal de Oliveira Menezes, a ambientalista Necy dos Santos Souza, Maria Alice Araujo Pereira e Rose Pondé que tem um amplo trabalho em defesa do fortalecimento da agricultura familiar, foram homenageadas com a comenda Otaciana Pinto.

ENQUANTO ISSO EM ITABUNA

lixo

SAÚDE PÚBLICA PEDE SOCORRO EM ITABUNA



















O maior Hospital de Itabuna está literalmente caindo aos pedaços. É o que se constata pela dimensão dos problemas que atingem o serviço público de atendimento á saúde em Itabuna. A estrutura do imóvel dá sinais de desgaste por toda parte e, ao que parece, não há como recuperar sem que haja uma intervenção geral. Quando visitou o local, nos primeiros dias depois da posse, o prefeito Vane do Renascer anunciou uma reforma geral. Estava ao lado do secretário de Saúde, Renan Araújo e do diretor geral do Hopsital de Base Luiz Eduardo Magalhães.  Ainda não começou nenhuma obra significativa no HBLEM e o atendimento continua além da precariedade. Na verdade, o que a prefeitura fez foi tentar botar um pouco de ordem na casa, mas muito longe do que é necessário. Alguns reparos foram iniciados (também em postos médicos) sem que houvesse qualquer treinamento dos servidores; o trabalho de pedreiros ocorre ao mesmo tempo que o de médicos e enfermeiros. 

Na semana passada, uma mulher morreu depois de percorrer postos e ambulatórios em hospitais de Itabuna. A família atribui o caso à falta de atendimento. Sem entrar no mérito, e sem particularizar o problema ou com o município ou com o Estado, é claro que esse é um dos aspectos mais dramáticos que precisam ser enfrentados. A verdade é que não existe atendimento de emergência nos bairros de Itabuna – o que representa o homem sozinho, se tiver uma dor azucrinante ou esteja à beira de um acidente fulminante. Deve-se esperar pelo encaminhamento de tais demandas – saúde é crucial – e torcer para que essas unidades sejam não apenas reformadas; espera-se que algo mais apareça e deixe o cidadão num ambiente construtivo. A situação da saúde é preocupante, mas claro que pode se recuperar; não será fácil, mas algo precisa começar para valer. Não há investimentos à vista.

ENQUANTO ROLA O CARNAVAL; O LIXO SE DIVERTE

Na rua Minas Gerais Bairro Califórnia as montanhas de lixo vai crescendo cada vez mais. O carnaval aconteceu e o povo padece com ruas cheias de lixo. De uma coisa vocês podem ter certeza depois da festa, passem pela Cinquentenário que já está tudo limpinho.

A ILUMINAÇÃO DA CINQUENTENÁRIO TAVA PÉSSIMA

O que era ser só uma lavagem do beco se transformou em um verdadeiro carnaval. Os trios desciam do jardim do O até a praça Adami. Só que a organização da festa se preocupou em  persegui aos vendedores ambulantes e se esqueceram de colocar iluminação na Cinquentenário. Quando os trios desciam trazendo a multidão ninguém via ninguém, e agente sabe que em festa de carnaval quando maior claridade melhor para a segurança do folião. Nota ZERO para a iluminação.

GALERA DA CHAPA 3 PRESENTE NA FESTA

Apoiado por Mickey sem preconceito a galera da chapa 3 curtiram até umas horas a festa. Mickey disse que vai vir forte em 2016. Lembrando que a Califórnia tem condições de eleger três vereadores. 

SECRETÁRIO DE SAÚDE NA LAVAGEM DO BECO

Quem foi prestigiar a festa foi o Secretário de saúde Dr. Renan, ao lado de João Rocha e do vereador Joílson Rosa, eles conversaram e se divertiram. Aproveitei e fiz uma pergunta para o Secretário sobre a vergonha que está acontecendo no centro de regulação, segundo ele providências estão sendo tomadas. Espero tomem mesmo porque aquilo lá ta uma vergonha e nota é ZERO.

A PAZ FOI SELADA ENTRE DAVIDSON E COSMES ARAÚJO

Enfim a paz entre dois políticos de nomes da região. Dr. Cosme Araújo e Davidson Magalhães pousaram para um click do azulzinho noticias na mais perfeita harmonia. A lado do Coronel Serpa os dois bateram um papo descontraído em clima de amizade e de festa.  O que agente deseja é que a região seja bastante fortalecida em 2014.

ACONTECEU NA CALIFÓRNIA


Moradores do bairro Califórnia interditaram as ruas Bahia e Limeira com lixo na manhã desta sexta-feira (8), como forma de protestar contra a ausência do serviço de coleta da cidade.
Este é um problema que tem atingido vários bairros de Itabuna, após a decisão da prefeitura de cancelar o contrato com a empresa Marquise – prestadora do serviço. Novos veículos foram providenciados pela administração municipal para fazer a coleta, mas até o momento os moradores tem reclamado do acúmulo de lixo nas ruas tanto nos bairros periféricos como nos mais centralizados.
Após a manifestação, uma caçamba chegou ao local para retirar o lixo.

A LAVAGEM DO BECO DO FUXICO E O TOMBAMENTO DO ABC DA NOITE.


Sendo um dos mais tradicionais recantos boêmio de Itabuna, o Beco do Fuxico, é o local mais democrático da cidade, e a travessa mais conhecida e frequentada pela turma do bom papo e dos relacionamentos abertos. É no Beco do Fuxico que as conversas mais triviais aparecem, por não falar das iguarias etílicas que são disputadas ferrenhamente. No Beco do Fuxico não existe discriminação, preconceito, rico, pobre, pois todos são tratados como iguais, afinal estamos em um local que é permitido todas as cores, raças, credo, preferencias sexuais e inclusive os assexuados, como um amigo meu frequentador assíduo do Beco. É no ABC da Noite que encontramos todos os ensinamentos para o bom relacionamento com as diferenças dos cidadãos. O nosso Caboclo Alencar, (Alencar Pereira da Silva) figura símbolo do Beco e da cidade, dá aulas de tolerância e boa vizinhança a todos que ali chegam. Suas histórias contadas e recontadas por muitos, são aulas que ensinam como se viver bem em meio à multidão. Para o Caboclo Alencar a importância de se viver bem no Beco, já ultrapassa gerações, e todos convivem pacificamente com o seu copo na mão e usufruindo de todas as rodadas.

Outro dia fomos ao Beco do Fuxico, eu e uma amiga, claro que mulher também frequenta o Beco do Fuxico, como falei anteriormente ali é um lugar “desveramente” democrático e eclético. Fui rever amigos, jogar conversa fora, tomando uma batidinha de gengibre. Para os desavisados, o Beco do Fuxico é local para se discutir de tudo, claro que sem a paixão desmedida das discursões, sem o calor dos “entreveros”, mas você pode discutir ciência, religião, falar dos políticos (na frente deles), você pode falar de raça de cachorros até do pedido de demissão do papa, tudo para demonstrar que você é uma pessoa esclarecida. Mas se o parceiro ou grupo a seu redor está te ouvindo, isso já é outra conversa.

Ir ao Beco do Fuxico é melhor do que qualquer divã de analista freudiano (que os meus colegas psicólogos não leiam isso), pois lá se consegue trocar a tristeza pela alegria, a solidão por um monte de amigos, fora as histórias do nosso Caboclo Alencar que é um deleite de se ouvir. Pois bem, o ABC DA NOITE, vai ser tombado pela Prefeitura Municipal, e com merecimento, será anunciado oficialmente o tombamento do bar que já faz 50 anos de funcionamento no mesmo local, e para a nossa alegria, e vai ser hoje, sábado, dia 09 de março, a partir das 12:00 horas, agora o ABC da Noite é um Patrimônio Cultural de Itabuna, a preservação de uma parte importante da história e da memória de Itabuna, um local que é reduto da boemia e ponto de encontro de amigos, que se confraternizam em torno das lendárias batidas feitas pelo Caboco Alencar. E para comemorar a data histórica teremos o arrastão da lavagem do Beco Do Fuxico. A concentração geral dos blocos será às 14 horas no Jardim do Ó. Às 17 horas, as tradicionais baianas iniciarão a lavagem com água de cheiro, atabaques e cortejo afro. Às 20 horas haverá a passagem do carro pipa para refrescar os foliões. 

O show da principal atração da festa, a banda Armandinho, Dodô e Osmar, começa às dez e meia da noite. São 11 os blocos confirmados para desfile pela Avenida do Cinquentenário. A ordem de saída foi definida em consenso entre a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e os dirigentes dos blocos. Além do contingente policial da cidade, o 15º BPM estará contando com mais 45 militares de Ilhéus e 15 de Itapetinga para cuidar da segurança da festa. Tudo isso combinado com o Caboclo Alencar que já terá fechado as suas portas e ido para casa, se aconchegar nos braços de sua linda esposa Neuza e se preparando para voltar no dia 11, na mesma hora de sempre. Que a festa transcorra democraticamente. 

Texto escrito por: Maria José Gonçalves (Tia Nen).

DILMA ALERTA AGRESSORES: 'MAIOR AUTORIDADE DESTE PAÍS É UMA MULHER'


A presidente Dilma Rousseff fez um alerta nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, aos agressores que cometem violência doméstica: “Não esqueçam jamais que a maior autoridade deste país é uma mulher”. Ela pediu maior “compromisso e participação” para combater a desigualdade de gênero. O alerta da presidente foi feito durante pronunciamento exibido nesta noite em cadeia nacional de rádio e TV por ocasião do Dia Internacional da Mulher, no qual ela também anunciou a retirada de impostos federais de todos os produtos da cesta básica e medidas de defesa do consumidor. “Faço um especial apelo e um alerta àqueles homens que, a despeito de tudo, ainda insistem em agredir suas mulheres”, disse.
Se for por falta de amor e compaixão que vocês agem assim, peço que pensem no amor, no sacrifício e na dedicação que receberam de suas queridas mães. “Mas se vocês agem assim por falta de respeito ou por falta de temor, não esqueçam jamais que a maior autoridade deste país é uma mulher, uma mulher que não tem medo de enfrentar os injustos nem a injustiça, esteja onde estiverem”, declarou a presidente. 

A presidente aproveitou o dia dedicado às mulheres e prometeu instalar em cada estado um centro de atendimento integral à mulher. local terá, conforme disse, serviços direcionados, como um setor de prevenção e atenção contra a violência doméstica e um setor de capacitação profissional e estímulo ao pequeno negócio. Dilma disse que “um governo comandado por uma mulher tem mais que obrigação de lutar pela igualdade de gênero”. “Nenhum país moderno pode desperdiçar a energia e o talento das mulheres, sob o risco de deformar o seu presente e comprometer o seu futuro”, afirmou. O país precisa, de acordo com Dilma, intensificar o combate contra “crimes monstruosos do tráfico sexual e da violência doméstica” Ela destacou a Lei Maria da Penha, a qual afirmou ser uma das melhores do mundo. “A violência doméstica tem que ser varrida dos nossos lares e do nosso território”.

DILMA ANUNCIA NA TV DESONERAÇÃO DE PRODUTOS DA CESTA BÁSICA.


A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta sexta-feira (8) a retirada dos impostos federais que incidem sobre todos os produtos da cesta básica. O anúncio foi feito durante pronunciamento em rede nacional de rádio e TV por ocasião do Dia Internacional da Mulher, no qual ela também divulgou medidas de defesa do consumidor e de combate à violência contra a mulher. A desoneração dos produtos da cesta básica entrou em vigor com a publicação, ontem noite de sexta, em edição extra do "Diário Oficial da União". O governo vai zerar a incidência de PIS/Pasep-Cofins e de IPI de 16 itens: carnes (bovina, suína, aves e peixes), arroz, feijão, ovo, leite integral, café, açúcar, farinhas, pão, óleo, manteiga, frutas, legumes, sabonete, papel higiênico e pasta de dentes. Com a redução dos impostos, em tese, o preço desses produtos vai baixar. Nesta quinta (7), o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) informou que, em fevereiro, os preços da cesta básica subiram em 15 das 18 capitais pesquisadas pelo órgão.

.EMÍLIO SANTIAGO PODE TER SOFRIDO AVC.




O cantor e compositor Emílio Santiago deu entrada no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, na manhã desta quinta-feira (7). Segundo informações da Globo News, o cantor teria sofrido um ACV (acidente vascular cerebral). De acordo com a assessoria do hospital, por volta de 9h, o artista passava por exames, mas ainda não havia informações sobre seu estado de saúde.

O cantor e compositor Emílio Santiago deu entrada no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, na manhã desta quinta-feira (7). Segundo informações da Globo News, o cantor teria sofrido um ACV (acidente vascular cerebral). De acordo com a assessoria do hospital, por volta de 9h, o artista passava por exames, mas ainda não havia informações sobre seu estado de saúde.

ITABUNA: IRRESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA.



A administração pública da cidade de Itabuna na pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal VANE DO RENASCER, esqueceu que é obrigada a seguir a lei. Além do mais, é ciente que as leis existem para ser cumprida, obedecendo às normas da lei de responsabilidade fiscal. Por isto deve seguir, estritamente, os princípios, regras e postulados que regem a Administração Pública Municipal. Aos 31 de Dezembro de 2012, registramos o fim de um mandato que duraram quatro anos, recheados de promessas. O muito digno Senhor Prefeito VANE DO RENASCER, não podemos esquecer-nos de esclarecer que Excelentíssimo Senhor Prefeito “sempre demonstrou ser educado aos seus simpatizantes e adversários políticos quando fazia e faz o uso da palavra em eventos e reuniões”. “Em sua campanha política de primeiro mandato de governo a prefeito, prometeu para a população da cidade de Itabuna os seguintes benefícios”: 1º - Administrar dentro do principio da legalidade e eficiência; 2º - Assessoria de qualidade e eficiente; 3º - Prefeitura Perto do povo; 4º - Funcionário público valorizado das seguintes formas: Salários jutos; Qualificação Profissional respeitada; Condição adequada de trabalho, e plano de saúde, e afastaria a pratica da velha conhecida a perseguição política; 5º - Saúde priorizada com um programa jamais visto em Itabuna; 6º - Educação de qualidade em todo o município;; Restruturação do Matadouro Municipal; canal coberto e uma melhor SEGURANÇA PÚBLICA.

Tudo isso e mais, só ficaram nas promessas de campanha política. Isto nos deixa triste e sentimos traído em ver a cidade de Itabuna estagnada com tanto descaso. É claro que na cidade de Itabuna existem políticos capazes e bem intencionados que sonham em ver a cidade de Itabuna bem administrada e estruturada, mas por enquanto o que prevalece na cidade é a insensibilidade política da atual administração. No meio de tanto descaso, não vejo se quer uma luz de esperança de dias melhores. Só lamentamos o esquecimento, o descaso e abuso de poder da atual administração, que foi eleita para administrar a nossa cidade. 

A absoluta falta de cuidados da atual administração é notória e isso chegou ao limite insuportável, começando pelas avenidas e ruas esburacadas e inundadas, lama e poeira, deficiência nos postos de saúde, no Hospital de Base. “Quando não há alternância de poder, o governante se torna proprietário e faz do bem publico seu proveito próprio”. Uma cidade não pode se desenvolver sem que haja uma relação de confiança entre os eleitores e seus administradores políticos. Por isso que nós eleitores, e cidadão itabunense temos o dever e a obrigação de reclamar, observar e acompanhar os projetos e trabalho feito por cada administrador político. “O estado em que se encontra a cidade não é só caótico, mas também o mais puro desrespeito com à população”.

COLUNA DE TIA NEN


EU E MINHA CIDADE DO CORAÇÃO: ITABUNA.

Cheguei a Itabuna, vindo da vizinha cidade de Ibicaraí, na década de 70, recém-casada, vim acompanhando o marido que aqui trabalhava. Em Itabuna criei as minhas filhas itabunense de nascimento. Fiz um monte de amigos, prestei serviços sociais nos bairros mais carentes vivi e convivi com o povo de Itabuna. Em 2000 recebi o titulo de cidadã itabunense e tenho muito orgulho em ser cidadã desta linda cidade. Itabuna é um município brasileiro situado no sul do Estado da Bahia. Possui uma área total de 443,198 km². Seu nome é derivado dos termos em tupi ita (pedra), aba (Imediações de um lugar, arredores) e una (preta), assim, significa "lugar de pedra(s) preta(s)". Itabuna é um centro regional de comércio, indústria e de serviços. Sua importância econômica cresceu no Brasil durante a época áurea do cultivo de cacau,. Depois de grave crise na produção cacaueira causada pela presença da doença conhecida como vassoura-de-bruxa, a cidade tem buscado alternativas econômicas com a ajuda do comércio, da indústria e da diversificação de lavouras.

Hoje moro com o meu esposo em Vitória do Espirito Santo, mas estou sempre visitando a minha cidade, venho periodicamente, pois aqui ficou minha filha e minha família. Vejo as praças, as avenidas, os jardins, as ruas e sinto uma grande tristeza em perceber o abandono em que ela se encontra. Hoje já não consigo determinar os pontos turísticos e os locais de lazer que Itabuna oferece, pois todos os lugares que vejo estão em péssimo estado de conservação. Abro os jornais e o que vejo são os gritos da população em busca de melhoria para a cidade, os blogs a mesma coisa. Não quero aqui falar de culpas, quero falar do descaso dos governantes que por aqui passaram e que deixou a nossa cidade sucateada. Itabuna pede socorro. A cidade está abandonada pelo poder público municipal. Todos os serviços públicos de competência da prefeitura funcionam precariamente. O infortúnio está em todas as áreas: estradas intrafegáveis, ruas e avenidas esburacadas, praças abandonadas, esporte esquecido e serviços de saúde deficitários. Em vez de pôr em prática medidas administrativas capazes de transformar as promessas de campanha em atos benéficos para a população os prefeitos que por aqui passaram começaram a perseguir pessoas humildes e intimida desafetos com ameaças e processos. Desilusão, sofrimento e falta de perspectivas. 

Essa é a realidade hoje, especialmente dos jovens que acreditaram nas espalhafatosas promessas de campanha. O estado de abandono e falta de investimentos nas áreas destinadas a práticas esportivas confirma o total desrespeito aos jovens e desportistas itabunense. Em todos os cantos da cidade o povo clama por justiça, querem uma cidade mais digna para se viver uma cidade sem as mazelas criadas pelos administradores, uma cidade onde a população possa contar com boas escolas para seus filhos, bons serviços de saúde, ruas asfaltadas, uma administração publica totalmente voltada para o bem estar de todos os seus cidadãos. Mas tenho esperanças nesse novo governo, que ele venha a corrigir os erros do passado, que tenha condições de criar um futuro para a minha, para a nossa cidade, um futuro digno para todos que aqui habitam. E que logo ao retornar a Itabuna eu veja uma cidade diferente desta que hoje deixo para trás.

Texto de Maria José Gonçalves (Tia Nen)
Psicóloga formada pela Universidade Salesiana de Vitória do Espirito Santo. tianenreis@hotmail.com

AUGUSTO CASTRO CONSEGUE RECURSOS PARA A MATERNIDADE


O deputado estadual Augusto Castro, disse no programa " Ronda Policial " da Jornal, com Paulo Leonardo, que tem que se cuidar melhor da saúde da criança. Informou que Itabuna tem que retornar a gestão plena de saúde, que hoje, é mantido pelo Estado, deixando a população com dificuldade, e o município sem poder atender a comunidade. Ele informou que conseguiu R$ 2 milhões, para a reforma da maternidade Esther Gomes, através de emendas , com os deputados Jutahy Magalhães Junior, Antônio Imbassahy, Jânio Natal, entre outros ,e este dinheiro deve sair ainda este ano. O deputado disse também que vem sempre, mantendo contatos com os deputados federais, que apoiam a região, trazendo emendas federais, não só para Itabuna, mas também para as cidades da região. Augusto Castro também informou que, dispõe de uma casa de apoio para a comunidade do interior que vai para Salvador fazer tratamento e esta casa é mantida com parcerias.